gordura no fígado

3 dicas para combater a gordura no fígado

A esteatose hepática, também conhecida como gordura no fígado, é um distúrbio que se caracteriza pelo acúmulo de gordura no interior do fígado, uma condição cada vez mais comum entre crianças e adolescentes devido ao alto índice de obesidade e sobrepeso entre os pequenos, e por isso merece atenção!

Se não for tratada, pode acarretar inúmeros prejuízos à saúde da criança e, pensando nisso, reuni três dicas essenciais para combater a gordura no fígado durante a infância. Confira!

1.  Estimule a prática de exercícios físicos

Além de proporcionar um estilo de vida ativo e saudável, a prática de exercícios físicos é uma super aliada no tratamento da gordura no fígado.

Busque por atividades que agradem o seu filho e estimule-o a praticar; você também pode aproveitar este momento para compartilhar um tempo de qualidade em família – assim, é possível deixar o momento muito mais leve e agradável.

2.  Alimentação balanceada

Você já ouviu falar que o que comemos hoje define o nosso futuro? Pois é, uma alimentação balanceada é a chave para acabar com a gordura no fígado e garantir um futuro mais saudável.

Evite refrigerantes, produtos processados e ultraprocessados, o consumo em excesso dos industrializados e procure a ajuda de um nutricionista para traçar um plano alimentar de qualidade para a criança durante e após o tratamento.

3. Perda de peso

A perda de peso é um passo essencial para todos os pacientes com sobrepeso e obesidade que estão com gordura no fígado. A boa notícia é que, seguindo as duas dicas anteriores, será mais fácil atingir esta. Por isso, ajude seu filho a manter uma rotina de hábitos saudáveis.

Remédios nem sempre são necessários contra gordura no fígado

É comum associarmos o tratamento de uma condição a remédios, mas são raros os casos de gordura no fígado que necessitam de medicamento. Geralmente, as mudanças na rotina da criança são suficientes e, mesmo quando há a indicação de medicamentos, o tratamento só estará completo se a criança mantiver um estilo de vida saudável.

Existe cura?

Se o paciente seguir os cuidados adequados, as chances de reverter o quadro são altas. Mesmo em quadros mais graves, é possível estabilizar e controlar a situação antes que o fígado esteja inteiramente comprometido – principalmente em casos de diagnóstico precoce.

Prevenir e tratar a condição durante a infância é essencial para garantir um futuro saudável para a criança; não deixe de realizar as consultas de rotina e fazer todos os exames solicitados pelo pediatra, combinado?

Seu filho precisa de uma avaliação? Agende uma consulta para que eu possa ajudar a cuidar da saúde dele!