obesidade infantil

5 hábitos que favorecem o ganho de peso do seu filho

Os hábitos de uma criança podem dizer muito sobre sua saúde, afinal, é por meio de boas condutas que prevenimos o ganho de peso exagerado e, consequentemente,  conseguimos diminuir as chances de obesidade infantil e diabetes, por exemplo.

A estimativa divulgada em 2021 é de que aproximadamente 6,4 milhões de crianças estão com excesso de peso no Brasil e 3,1 milhões têm obesidade – números preocupantes, né?

Para te ajudar a identificar quais hábitos podem prejudicar a saúde do seu filho e favorecer o ganho de peso, separei algumas dicas – confira:

1. Consumo frequente de fast food e industrializados

Alimentos industrializados e fast food são ricos em açúcar, gorduras e conservantes – tudo aquilo que devemos evitar. Quando a criança começa a consumir esses alimentos precocemente, faz com que não queiram experimentar ou tenham aversão a alimentos saudáveis e naturais.

Esse tipo de alimento deve ser evitado sempre que possível, por toda a família.

2. Alimentos processados e ultraprocessados

Bolachas, salgadinhos, balas e outras guloseimas podem ser os queridinhos na hora do lanche, mas eles também são ricos em gorduras e açúcares, e têm altas calorias. Dê preferência aos lanchinhos naturais e saudáveis que não influenciam no ganho de peso – confira algumas ideias clicando aqui!

3. Tome cuidado com o tempo de tela

O tempo que a criança fica exposta às telas (tv, videogame, celular, tablet e computador) pode influenciar negativamente no estilo de vida, além de prejudicar os hábitos alimentares e aumentar as chances de ganho de peso.

Tente estipular um tempo diário para as telas e incentivar atividades físicas no dia a dia do pequeno.

4. Sono inadequado

A falta de noites bem dormidas faz com que o relógio biológico da criança fique bagunçado, atingindo os hormônios que controlam a fome. Quando a criança dorme mal, sua sensação de fome aumenta e a saciedade diminui.

5. Falta de rotina

Toda criança precisa de rotina – isso ajuda a diminuir a ansiedade antes das refeições e os famosos lanchinhos fora de hora.

Fique de olho na criança, estipule horários e não deixe que ele fique “beliscando” antes das refeições.

Hora da mudança

Para evitar o ganho de peso descontrolado, que tal começar a mudar esses hábitos? Afinal, não se trata apenas de peso e estética, mas da saúde do seu filho!

Lembre-se: a mudança pode ser muito mais fácil se toda a família participar!

Já fez passou seu filho no pediatra este ano para se certificar de que está tudo bem? Agende uma consulta comigo, estou à disposição para cuidar da saúde da sua criança!