11 agosto 2021 Agosto Dourado: a importância do aleitamento materno na vida do bebê
O leite materno não é chamado de líquido de ouro à toa: ele contém todos os nutrientes necessários para um crescimento e desenvolvimento saudável do bebê. Incrível, não é? Neste mês, celebramos o Agosto Dourado, dedicado à proteção e apoio ao aleitamento materno.
Por meio da amamentação, é possível prevenir doenças e infecções respiratórias, diminuir o risco de alergias, contribuir com a saúde metabólica do bebê, além de diminuir a taxa de mortalidade até os 5 anos.
Amamentar é um ato de amor e cuidado, pode salvar vidas, traz benefícios também para a mãe e deve ser defendido!
O alimento perfeito para o bebê
Apesar de estarmos em 2021, ainda existem pessoas que propagam a ideia de que algumas mães produzem leite fraco – isso não passa de um mito! O leite materno é adaptado às necessidades do bebê, ou seja, um alimento completo e único.
Durante os dias mais quentes, o leite pode conter mais água para manter a criança hidratada; além disso, ele também é composto por nutrientes, gorduras e é rico em vitaminas e minerais. Tudo isso garante um crescimento saudável e o bom funcionamento do organismo. Então não precisa ficar com receio, ok? Seu leite é mais que suficiente!
E também não é preciso dar chazinho e nem água para o bebê menor de seis meses – o leite atende todas as necessidades – e não, o bebê não fica com sede!
Os benefícios do aleitamento materno para as mamães
Sabemos que ele traz inúmeros benefícios para o bebê, mas, você sabia que ele também é muito importante para as mamães? Entenda os benefícios:
- A amamentação contribui para acabar com o sangramento durante o pós-parto;
- Ajuda o útero a voltar ao tamanho normal;
- Reduz a incidência de câncer de mama;
- Protege contra doenças cardiovasculares;
- Acelera a perda de peso.
Os benefícios são muitos, mas, quando falamos de amamentação, também precisamos lembrar que não é uma tarefa fácil: demora até se tornar algo natural – ninguém nasce sabendo, e também acontece por instinto, é preciso aprender a amamentar. Às vezes, o aleitamento materno também requer ajuda profissional (seja psicológica ou médica) – é normal!
Busque por profissionais qualificados (como obstetras especialistas no assunto e consultoras de amamentação) e não hesite em pedir ajuda, afinal, isso não é problema algum. E lembre-se: sua rede de apoio faz toda a diferença!
É recomendável que toda lactante siga o aleitamento materno exclusivo até os seis meses, e de forma complementar até os dois anos, mas, se você não conseguir, vai ficar tudo bem – isso não fará de você uma mãe ruim!
Não se esqueça que o acompanhamento pediátrico é muito importante em todas as fases do bebê. Estou à disposição para cuidar do seu pequeno – agende uma consulta!