Alimentos que ajudam a equilibrar o colesterol infantil

Alimentos que ajudam a equilibrar o colesterol infantil

Quando os pais se deparam com o colesterol desregulado nos exames do filho, logo vem a dúvida: como equilibrar o colesterol infantil?

É muito comum associar o colesterol a algo ruim, mas precisamos lembrar que existe um tipo ‘bom’, que é essencial para o nosso organismo!

O ‘colesterol bom’ ou HDL (lipoproteína de alta densidade), ajuda a limpar a parede dos vasos sanguíneos, neutraliza os efeitos do ruim e por isso é tão importante. Enquanto isso, o LDL (lipoproteína de baixa densidade) é ruim, está diretamente relacionado a doenças cardiovasculares e é o que devemos tomar cuidado.

Cerca de 30% do “colesterol ruim” vem da alimentação – o LDL -, por isso é muito importante ficar atento aos hábitos alimentares do seu filho.

E não são somente as crianças com obesidade que podem ter colesterol LDL alto, tá bem? Por mais que seu filho seja magrinho, pode ser que a alimentação dele esteja ruim e ele precise equilibrar o colesterol infantil!

Alimentos para equilibrar o colesterol infantil

  • Abacate: fruta rica em ácido oleico que auxilia a diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumenta os níveis do bom . É um alimento que diminui a absorção do colesterol no intestino e o triglicérides.
  • Azeite: eleva o HDL e ajuda a baixar o LDL, além de ser rico em gordura monoinsaturada – gordura benéfica para o sistema cardiovascular.
  • Sementes: algumas sementes, como a linhaça e a chia, ajudam a aumentar o colesterol bom. Misture os grãos com frutas ou coloque no suco favorito do seu filho para incentivar a ingestão.
  • Frutas: são ótimas aliadas, principalmente as ricas em fibras solúveis, como maçã, ameixa, laranja e limão; e as que contêm altas doses de vitamina C – uma ótima dupla para equilibrar o colesterol infantil.
  • Peixes de águas profundas: sardinha, truta, bacalhau e atum são ricos em ácidos graxos – substância responsável por auxiliar o aumento do HDL e diminuir o colesterol LDL “ruim”. Ofereça o alimento de duas a três vezes por semana na rotina da criança.
  • Aveia: é um alimento rico em fibras, que auxilia na absorção de gordura e LDL – muito legal, né? Você pode misturar com frutas, iogurte ou usar a aveia para fazer uma panqueca, por exemplo.

Tome cuidado com alguns alimentos!

Alimentos ricos em açúcar (refrigerantes, massas e pão), frituras e carboidratos em excesso, embutidos (salame, presunto e salsicha) ou ricos em gordura trans (salgadinhos, bolacha recheada e bolos industrializados) devem ser evitados, afinal, elevam o triglicerídeos e gorduras – tudo isso resulta em altas taxas de colesterol ruim.

Fique atento à alimentação do seu filho, incentive uma dieta balanceada, mantenha o acompanhamento com o pediatra em dia e, se necessário, peça o auxílio de um nutricionista.

Seu filho está com o colesterol “ruim” alto? Entre em contato comigo – será um prazer ajudar a sua família!