diet, light ou zero

Diet, light ou zero: qual é melhor para a saúde do meu filho?

Ir ao mercado está ficando cada vez mais difícil: a variedade é tanta que complica a escolha do que devemos ou não levar para casa e, até mesmo, algumas denominações ainda nos deixam confusos. Afinal, qual produto é melhor para a saúde das crianças: diet, light ou zero?

Para não ter erro, antes de sair comprando, o ideal é ter cautela, aprender a ler rótulos, entender a tabela nutricional e diferenciar os conceitos – e principalmente, seguir a recomendação do pediatra.

A diferença entre diet, light e zero

Para simplificar, entenda o que muda na composição dos três tipos de produtos:

  • Light: quando há uma redução de 25% em um ou mais componentes – pode ser açúcar, gorduras, colesterol, sódio ou outros. E, devido ao teor calórico reduzido, normalmente é indicado para controlar a ingestão de algum nutriente ou dietas para emagrecer. Para que a redução de peso aconteça, é importante que a criança consuma uma quantidade semelhante ao que comeria do produto comum;
  • Diet: nesse caso há a isenção de algum componente nutricional, como açúcares, gorduras, proteínas ou sódio. É indicado para pacientes que têm restrições alimentares, como pessoas com diabetes – antes de comprar é importante ler o rótulo para saber qual nutriente foi retirado ou substituído. Outro ponto importante é que ele não será necessariamente menos calórico do que o tradicional, pois para manter o sabor, será acrescentada mais gordura – como é o caso do chocolate diet;
  • Zero: Bem parecido com o diet, a opção conta com a exclusão total de algum componente – alimentos zero açúcar ou zero gordura. Pode ser indicado tanto para crianças com diabetes, quanto para as que precisam perder peso por questão de saúde.


Muitas vezes, quando é retirado algum nutriente do alimento, outro é colocado. Alguns produtos podem não ter açúcar, mas, em compensação, podem ter gordura ou aspartame – um tipo de adoçante artificial que deve ser evitado. Por isso, entender o que diferencia cada um e levar em conta o que cada rótulo diz é tão importante, assim a chance de escolher o produto errado, será menor. 

E atenção: nem todo alimento light é livre de açúcar e, consequentemente, não pode ser consumido por crianças que devem evitar o item em sua alimentação.

Qual é a melhor opção para a saúde das crianças?

Na verdade, o importante é que a criança tenha uma alimentação balanceada. Então escolher entre light, diet ou zero, sem fazer restrições, não irá ajudar a melhorar a saúde do seu filho – na verdade, pode até atrapalhar!

Isso acontece porque alguns desses produtos podem dificultar a absorção de nutrientes, fibras e vitaminas. Portanto, a indicação de consumo deve vir do pediatra, combinado?

Mais importante do que identificar a diferença entre cada um, é saber como atender corretamente às necessidades alimentares da criança. Então abra espaço para legumes, frutas e verduras, preste atenção na alimentação dela e, caso perceba que precisa melhorar esses hábitos, consulte um especialista para que as escolhas sejam feitas corretamente.

E não se esqueça de que o papel dos pais é essencial para que essa mudança aconteça: as crianças são verdadeiros espelhos da família. Então comece a mudar aos poucos, assim não será nenhum sacrifício fazer essa transição!

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Agende uma consulta comigo; será um prazer avaliar seu filho e indicar uma alimentação que contribua para a saúde dele.