hipertireoidismo infantil

Hipertireoidismo infantil: crianças também podem sofrer com a condição?

A  tireoide é uma glândula endócrina com um formato semelhante ao de uma borboleta. É ela a responsável pelo bom funcionamento do organismo e pela produção de hormônios, como o T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina), que agem no coração, cérebro, fígado, rins, entre outros órgãos.

No caso das crianças e adolescentes, essa glândula interfere no crescimento e desenvolvimento, atuando na regulação de ciclos menstruais, memória, peso, humor e concentração – muito importante, né?

Problemas na tireoide podem surgir a qualquer idade. Apesar do hipotireoidismo ser mais comum nas crianças, o hipertireoidismo infantil, ainda que seja raro, também pode acometer os pequenos.

Quais são as causas do hipertireoidismo infantil?

Geralmente o hipertireoidismo infantil está associado à Doença de Graves – um distúrbio autoimune em que o próprio sistema de defesa ataca a tireoide, resultando na produção excessiva dos hormônios tireoidianos.

Caso exista histórico de disfunção da glândula na família, é muito importante avisar o pediatra!

Quais são os sintomas?

Os sintomas do hipertireoidismo infantil estão relacionados a uma aceleração geral do organismo, geralmente associada a irritação, sudorese excessiva, perda de peso e taquicardia.

Muitas vezes esses sintomas levam os pais a acreditarem que a criança é hiperativa, quando na verdade os sintomas vão muito além disso e merecem atenção especial.

A cada consulta, o pediatra irá fazer o exame clínico (apalpação) e, se houver necessidade, será solicitado o exame de sangue, principalmente quando há histórico da condição na família.

É importante lembrar que pequenas alterações hormonais no exame nem sempre significam um problema – isso pode acontecer devido ao estresse na hora da coleta, por exemplo.

Tratamento do hipertireoidismo infantil

O tratamento do hipertireoidismo infantil consiste no bloqueio da produção hormonal. Mas diferente dos adultos, nem sempre será contínuo e ininterrupto, já que quando a tireoide está em desenvolvimento, pode se regularizar sozinha.

Você tem alguma dúvida sobre o funcionamento da tireoide, ou suspeita que exista alguma alteração na saúde do seu filho? Agende uma consulta comigo!