Idade Óssea

Exame de idade óssea: para que serve e quando deve ser feito?

Nem sempre o desenvolvimento do nosso corpo acompanha a nossa idade cronológica; às vezes, nossos ossos crescem mais rápido, e em outras crescem um pouco mais lento do que o esperado para a faixa etária. Para saber qual é a maturação dos ossos, fazemos o exame de idade óssea.

Geralmente ele é solicitado quando o pediatra suspeita de problemas no crescimento. O exame não dói nada e é bem simples: por meio de um raio x das mãos e dos punhos já é possível saber o grau de desenvolvimento e o quanto o osso da criança já cresceu.

Desde que nascemos até a fase adulta, nossa estrutura óssea passa por diversas transformações de tamanho e de forma. Essa avaliação de idade óssea vai checar quanto tempo a criança tem de crescimento pela frente, e se seu amadurecimento corporal está avançado ou atrasado em relação a sua idade cronológica.

O exame de idade óssea está alterado: e agora?

Cada criança tem um ritmo de amadurecimento e desenvolvimento diferente, mas se depois que o médico comparar o resultado do exame de idade óssea com os padrões para a faixa etária e der alterado, devemos investigar as causas.

Se há uma diferença entre 1,5 e 2 anos para menos em relação à idade cronológica, consideramos que a idade óssea da criança está atrasada. Isso significa que a puberdade pode começar mais tarde do que o padrão e, consequentemente, o estirão puberal poderá ser mais tardio. O quadro pode ter relação com uma deficiência no hormônio de crescimento, hipotireoidismo ou padrão familiar de crescimento e desenvolvimento puberal, por exemplo.

Quando a idade óssea está avançada, a criança terá menos tempo de crescimento pela frente. Além da questão genética que envolve o crescimento, a causa também pode estar relacionada com a obesidade, puberdade precoce, hiperplasia adrenal congênita, hipertireoidismo e uso crônico de glicocorticoide em alta dose. 

O envelhecimento do osso, assim como todo o processo de crescimento, é algo dinâmico, e para ter uma melhor interpretação do exame, é importante ter avaliação e seguimento clínico associado. 

Se você suspeita que o crescimento do seu filho não esteja normal, é importante consultar o pediatra e o endocrinologista infantil para avaliar as causas, indicar os possíveis tratamentos e acompanhar o desenvolvimento do pequeno. Agende uma consulta comigo e vamos conversar!