Micropênis: o que preciso saber sobre essa condição?

Você já ouviu falar em micropênis? Essa é uma condição rara na qual o tamanho do pênis é menor que a média padrão para a idade. A condição pode ser diagnosticada após o nascimento da criança por meio de exame físico e comparação com a tabela de desenvolvimento – geralmente, a condição está relacionada com fatores hormonais.

A seguir, falo sobre o assunto, explico suas causas e tratamentos para evitar prejuízos na vida da criança. Confira!

O que causa o micropênis?

É possível que o micropênis esteja relacionado com fatores genéticos, mas na maior parte dos casos, a culpa é de um déficit hormonal. É possível que, durante a gravidez, a produção de testosterona diminua e, consequentemente, o pênis não consiga se desenvolver corretamente.

Além da condição isolada, o micropênis também pode vir acompanhado de duas outras condições: criptorquidia, quando os testículos estão fora da bolsa; e hipospádia, quando o buraquinho por onde sai a urina não está na ponta do pênis.

O que precisamos ter em mente é que a investigação deve ser realizada ainda nos primeiros meses de vida – o acompanhamento deve ser feito com uma equipe multidisciplinar, incluindo o endocrinologista, para que seja possível entender verdadeiramente o quadro clínico e saber se há doenças associadas à condição.

Existe tratamento?

Sim, mas o tratamento pode variar dependendo da causa e idade do diagnóstico. O mais indicado é que seja realizado ainda na infância, assim os resultados podem ser mais rápidos e significativos.

Quando possível, o tratamento consiste na reposição da testosterona para aumentar o tamanho peniano.

“Mas Dr., o que acontece quando o tratamento não é feito na infância?” Bom, nesses casos, a reposição de hormônios pode não trazer um resultado tão significativo como quando realizada durante a infância.

Quais os prejuízos para a saúde da criança?

Geralmente o micropênis não causa problemas na saúde, mas sabemos que uma genitália masculina de tamanho inadequado pode impactar negativamente o desenvolvimento psicossexual e resultar problemas na autoestima. Por isso é muito importante que o acompanhamento multidisciplinar inclua psicólogos, afinal, cuidar da saúde emocional também é muito importante durante o processo.

Agende uma consulta comigo – será um prazer ajudar a cuidar da saúde da sua criança!