Sou formado em medicina pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Além disso, fiz residência em Pediatra Geral e Endocrinologia Pediátrica na Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp). Tenho título de especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) bem como Certificado de área de atuação em Endocrinologia Pediátrica pela SBEM/SBP. Conclui meu mestrado sobre uso de hormônio de crescimento (GH) em pacientes com Síndrome de Turner na UNIFESP. Sou médico endocrinologista pediátrico da equipe do Hospital Sírio Libanes e atendo casos de endocrinologia pediátrica na Clinica Pediátrica Pueritia, na Vila Mariana.
O crescimento e desenvolvimento de uma criança até a vida adulta é um processo longo, desafiador e repleto de mudanças biopsicossociais. No entanto, cada indivíduo tem o seu tempo de crescer e amadurecer. Minha missão como endocrinologista infantil é, portanto, reconhecer os possíveis problemas que podem ocorrer nesse percurso. E, além disso, oferecer um atendimento humanizado que apoia bem como acolhe o paciente e sua família, auxiliando na construção de um indivíduo saudável e feliz, que estará preparado para os novos desafios da vida adulta.
A endocrinologia é a parte da medicina que estuda os hormônios. Eles são produzidos por glândulas (como a tireoide e o pâncreas, por exemplo), caem na corrente sanguínea e, assim, vão atuar no corpo todo.
Eles estão presentes desde a gestação e, por isso, são fundamentais para promover o crescimento e controlar o açúcar no sangue. Assim como regular o metabolismo do corpo, promover o desenvolvimento da puberdade, entre outros efeitos.
O endocrinologista pediátrico é o médico que cuidas das alterações hormonais que ocorrem desde o nascimento até o começo da vida adulta. Dessa forma, o acompanhamento correto com um pediatra de confiança é a melhor forma de reconhecer, precocemente, quando algum hormônio não está agindo de forma correta.