Tireoide

tireoide

A glândula tireoide encontra-se na região anterior do pescoço, abaixo do “gogó”, com um formato que lembra uma borboleta. Seu funcionamento é regulado pelo sistema nervoso central via TSH (Hormônio Tireoestimulante). Sua principal função é, sobretudo, produzir os hormônios tireoidianos (T3 e T4), que irão atuar em diversos órgãos (coração, cérebro, rins, fígado, pele) regularizando o metabolismo do corpo. Além disso, na infância, os hormônios tireoidianos são fundamentais para o crescimento estatural bem como desenvolvimento neuropsicomotor adequados.

A disfunção da tireoide pode ocorrer quando há aumento da produção dos hormônios tireoidianos (hipertireoidismo) ou então redução dos mesmos (hipotireoidismo).

Hipotireoidismo

Na faixa etária pediátrica, o hipotireoidismo pode ser:

• Congênito: presente desde o nascimento, ocorre devido alteração anatômica da glândula ou defeito na produção do hormônio. Assim, o teste do pezinho (triagem neonatal) avalia a função tireoidiana;
  • Adquirido: ocorre logo após o nascimento, principalmente no fim da infância/adolescência. A principal causa é a Tireoidite de Hashimoto. Isso porque o próprio organismo produz anticorpos que atacam e destroem o tecido tireoidiano

Sintomas: nos pacientes mais novos há redução da velocidade de crescimento, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, déficit intelectual e atraso na idade óssea. Nos adolescentes, no entanto, temos a pele mais seca, constipação, queda de cabelo, ganho de peso e fadiga.

Diagnóstico: teste do pezinho e exames de sangue (TSH, T4 livre).

Tratamento: reposição hormonal com levotiroxina (via oral).

Hipertireoidismo

Na criança, 90% dos casos de hipertireoidismo é devido a Doença de Graves, que é autoimune (anticorpos que estimulam a produção de hormônio). No entanto, é raro ocorrer antes dos 5 anos e fica mais prevalente entre 11-15 anos, sendo o sexo feminino mais acometido.

Sintomas: irritabilidade, nervosismo, redução de rendimento escolar e bócio (aumento do pescoço devido crescimento da tireoide). Além disso, pode ocorrer aceleração do crescimento, aumento da maturidade óssea, taquicardia, perda de peso e alteração ocular.

Diagnóstico: exames de sangue (TSH, T4 livre, anticorpos).

Tratamento: drogas antitireoidianas (tionamidas), beta bloqueadores.