09 junho 2022 A importância da vacinação infantil
Em 9 de junho é celebrado o Dia da Imunização, uma data muito importante para relembrarmos como as vacinas são essenciais para a saúde!
A vacinação infantil é o principal meio para manter o organismo das crianças protegido contra vírus e bactérias e suas consequências, além de nos ajudar a combater e erradicar inúmeras doenças. Mas nos últimos anos, as coberturas vacinais de rotina vêm caindo, e a situação só piorou após a pandemia.
A imunização contra sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral D1) caiu de 84,2 em 2019 para 67,7% em 2021 – o que significa que 3 a cada 10 crianças não receberam as vacinas necessárias para protegê-las de doenças potencialmente fatais – isso é preocupante!
Afinal, por que é importante vacinar as crianças?
Seguir corretamente o calendário de vacinação infantil faz a diferença para um desenvolvimento saudável, e para garantir a proteção da criança contra doenças, sem que ela tenha contato com o vírus ou bactéria – se torna ainda mais importante se considerarmos que suas defesas estão em desenvolvimento, e o quanto antes elas recebem o imunizante, mais cedo estarão protegidas!
Além disso, essa é a principal forma de controlar epidemias e impedir que algumas doenças voltem. Um exemplo prático foi o sarampo, que em 2016 estava erradicado no Brasil, mas voltou em 2019 pelo baixo índice de vacinação infantil. Por isso, não deixem de vacinar suas crianças – esse é um passo muito importante para a saúde delas!
Quais doenças as vacinas previnem?
A vacinação infantil está disponível gratuitamente pelo SUS e é responsável pela proteção de inúmeras doenças – conheças algumas delas:
- Meningite;
- Hepatite A e B;
- Coqueluche;
- Tétano;
- Tuberculose;
- Poliomielite;
- Rotavírus;
- Sarampo;
- Caxumba;
- Rubéola;
- Varicela;
- Febre Amarela;
- HPV;
- Coronavírus.
Não acredite em fake news!
Muitas pessoas deixam de vacinar seus filhos porque não acreditam em sua eficácia, e ainda acham que elas podem causar consequências ruins para a saúde das crianças. Precisamos lembrar que as vacinas são todas SEGURAS e eficazes, e não oferecem risco algum para as crianças – conheça alguns outros mitos sobre a vacinação infantil.
Não deixe de vacinar seu filho, e caso esteja com alguma vacina atrasada, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para colocá-las em dia e manter seu filho seguro.
Se tiver dúvida sobre algo que leu na internet ou ouviu sobre vacinas, sempre pergunte se é verdade ou fake news para um médico! Confirme a informação com quem entende do assunto. Me coloco à disposição para ajudar!
Vacinar é um ato de amor! Vacine seu filho!