09 junho 2021 Corticoides em excesso podem atrapalhar o crescimento de crianças e adolescentes
Já dizia o médico e cientista Paracelso: a diferença entre o veneno e o remédio está na dose. É possível incluir muitas questões nessa teoria, inclusive o uso de corticoides, que pode afetar o crescimento de crianças e adolescentes quando usado em excesso.
Geralmente, o corticoide é usado para tratar doenças alérgicas, asma, sinusite, congestão nasal, e quase todo tipo de inflamação, desde dermatológicas até as das articulações. O medicamento não está presente somente no formato de comprimidos: spray nasal, pomadas, cremes, aerossóis inalatórios, injeções e xaropes também levam a composição, por isso é importante estar atento.
Além de atrapalhar o crescimento, doses elevadas e desnecessárias no corpo da criança também podem causar osteoporose, e aumentam as chances de hipertensão e diabetes. Mas calma, se o pediatra recomendar, é porque seu filho realmente precisa naquele momento. O importante é ter indicação, prescrição de tempo e dose certa!
Como os corticoides atrapalham o crescimento?
A função dos corticoides no nosso organismo é de imitar a ação de hormônios produzidos pelo corpo que têm ação anti-inflamatória. Mas quando usados em excesso, podem confundir e atrapalhar o bom funcionamento.
Isso porque as glândulas suprarrenais percebem que existe uma grande quantidade de substância semelhante já atuando no corpo, então param de produzir ou diminuem a produção de hormônios naturais, o que também afeta a secreção do GH, hormônio do crescimento. Além disso, o corticoide consegue acelerar o processo de envelhecimento dos ossos – idade óssea fica mais velha.
“Mas como ficam as crianças que têm asma e precisam do medicamento contínuo?” A preocupação dos pais e responsáveis sobre o tema é relevante. A indicação é continuar com o tratamento recomendado pelo pediatra, e fazer acompanhamento mais frequente para checar o desenvolvimento, peso e altura da criança. Assim, qualquer sinal de crescimento reduzido será percebido logo no início, e podemos tomar as medidas necessárias.
Uso de medicamentos
É sempre importante lembrar que não é porque o corticoide ou outro remédio está disponível nas prateleiras da farmácia e são vendidos sem receita, que podemos ir lá, comprar sem recomendação e oferecer às crianças. Sei que alguns pais e responsáveis se apoiam em xaropes em casos de tosse ou resfriados, mas NÃO é seguro e saudável para elas!
Corticoides e todos os outros remédios só devem ser ministrados com a indicação do pediatra – confie no profissional da família. Se ele receitou, levou em consideração a dose ideal e o tempo que a criança deve tomar a medicação – portanto, siga as instruções e tire todas as suas dúvidas.
Sempre deixe os medicamentos longe do alcance dos pequenos, pois eles podem confundir com balinhas ou doces e comer, e isso é muito perigoso.
Dúvidas sobre o tema? Agende uma consulta comigo e vamos cuidar da saúde do seu filho!