Enxoval do bebê

Enxoval do bebê: como montar e o que é importante?

Antes do bebê nascer, é aquela loucura e correria para deixar tudo pronto. As listas de enxoval do bebê na internet são grandes, mas será que a criança realmente precisará de tudo isso? Alguns itens que não constam nas listas são até mais necessários do que os que são listados, por isso trago neste texto algumas dicas importantes para te ajudar. 

A ideia das famílias de primeira viagem, muitas vezes, é encher a criança de coisas fofinhas – e eu sei que a oferta e a tentação são grandes. Mas preciso adiantar: quanto mais prático for o dia a dia, melhor será para o bebê e para a rotina da casa.

Sim, as roupinhas e sapatinhos são uma graça. Mas nos primeiros meses o bebê cresce tão rápido, que às vezes nem dá tempo de usar tudo. Vale ressaltar que cada criança é única, e que cada família vai saber o que é melhor para o seu bebê – de qualquer forma, aqui, o intuito é deixar a escolha mais prática!

Cuidados com o berço

Vamos começar por eles: sabe aqueles berços de revista? Melhor esquecer. Um berço sem nada é muito mais seguro para o seu filho. Então nada de travesseiros, cobertores, ursinhos de pelúcia, almofadas e kit berço. Esses itens aumentam a chance de sufocamento do pequeno, que ainda não tem controle motor e pode acabar se enrolando sem querer.

O móvel deve ter a altura mínima de 60 cm a partir do estrado, com espaçamento entre as grades de 4,5 a 6,5 cm – é o que indica o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Antes de comprar, verifique se o móvel tem o selo de aprovação do órgão.

Lençol para cobrir, fronha e cobertores também devem ser dispensados do enxoval do bebê. “Mas Dr., e se estiver muito frio?” – podemos colocar mais roupinha na criança, ou apostar em aquecedores de ambientes seguros. 

Essenciais, mas nem tanto

Alguns itens da lista do enxoval podem ser substituídos, e outros devem ser acrescentados para facilitar o seu dia a dia!

  • Na hora do banho, pode usar apenas o sabonete, da cabeça aos pés! Ele precisa ser certificado e ser específico para bebês;
  • A higienização das partes íntimas pode ser feita com algodão e água morninha. O lencinho umedecido pode causar alergia nos primeiros meses;
  • Nem todos os bebês desenvolvem assadura. Então podemos adiar o uso de pomada para quando for necessário. O pediatra vai indicar a melhor opção para cada caso;
  • Itens como fralda ecológica, chupeta e mamadeira, vão variar de família para família – afinal, cada uma tem seu estilo de criação. 

O enxoval do bebê não pode ficar sem eles!

Agora, sim, vamos a itens que eu recomendo altamente que vocês se preocupem em adquirir!

  • Potinho de vidro com tampa de plástico para armazenar o leite materno;
  • Inalador e seringa para lavar as vias aéreas são super importantes para se ter em casa, e dificilmente aparecem nas listas de enxoval de bebê. Vale a pena comprar!;
  • Ainda que seu bebê use fraldas descartáveis, as de pano, para limpar babas e regurgitações, são sempre bem-vindas!;
  • As toalhas-fraldas são muito boas para secar o bebê; são usadas dentro da toalha normal e, especialmente nos dias mais frios, ajudam a deixá-lo mais confortável ao secá-lo mais rapidamente;
  • Babá eletrônica é sinônimo de tranquilidade para toda a família: não importa em qual lugar da casa você esteja, é capaz de ver se ouvir o seu pequeno. 

Não se esqueça de marcar uma consulta com o pediatra antes mesmo do bebê nascer para tirar todas as dúvidas, inclusive de enxoval. Estou à disposição para cuidar do seu pequeno – agende uma consulta!