28 abril 2021 Glândulas endócrinas: conheça a importância delas no corpo
Sempre comento sobre as doenças que as glândulas endócrinas podem causar, mas você sabe o que são elas e qual sua importância no corpo? Elas não causam só problemas e desregulagens, muito pelo contrário: desempenham diversas funções para garantir o bom funcionamento no organismo.
Primeiramente, é importante explicar que existem três tipos de glândulas:
🔹 Endócrinas: secretam hormônios diretamente na corrente sanguínea. São elas: pineal, hipófise, tireoide, paratireoide e suprarrenais;
🔹 Exócrinas: secretam para fora do corpo ou dentro de um ducto. As glândulas sudoríparas, que segregam o suor, as sebáceas, salivares, mamárias e biliares são alguns exemplos;
🔹 Mistas: como o nome sugere, elas desempenham as duas funções anteriores. Um exemplo é o pâncreas, que secreta enzimas digestivas (exócrina) e também secreta o hormônio da insulina (endócrina).
As glândulas endócrinas e suas funções
Ainda está um pouco difícil de visualizar a ação de cada uma no dia a dia da criança? Vou explicar alguns exemplos de funções:
🔹 Pineal: está presente na hora de dormir. É ela quem libera a melatonina quando está escuro, para regular o relógio biológico e deixar o pequeno (e adulto também) mais sonolento pela noite e mais disposto durante o dia;
🔹 Hipófise: é considerada a glândula mestre do corpo e tem várias funções, entre elas a liberação do Hormônio do Crescimento (GH), que desenvolve os tecidos, os ossos e as cartilagens. Também é responsável pela liberação dos hormônios que estimulam a produção de hormônios nos ovários e testículos.
🔹 Tireoide e paratireoide: são elas que liberam os hormônios que regulam o metabolismo e outras funções, como fluxo sanguíneo e nível de cálcio no sangue. A tireoide parece uma borboleta e fica localizada na região do pescoço, enquanto que as paratireoides ficam atrás da tireoide.
🔹 Suprarrenais: como o nome diz, estão sobre os rins. Elas produzem vários hormônios, dentre eles o cortisol, responsável pelo controle do estresse, de processos inflamatórios e do açúcar no sangue.
Se uma das glândulas endócrinas está desregulada, seu filho pode apresentar questões como diabetes, hipertireoidismo ou hipotireoidismo, problemas no crescimento, entre outros – e por isso o acompanhamento com o pediatra para diagnóstico é sempre muito importante!
Vamos conversar mais sobre o assunto? Agende uma consulta comigo, vou adorar conhecer o seu pequeno e tirar as suas dúvidas!