Hipertensão infantil: o que pode estar por trás dessa condição?

Durante as consultas de rotina, é comum que o pediatra ouça os batimentos cardíacos do seu filho, confira a garganta, cheque os ouvidos e afira a pressão arterial (a partir dos três anos, deve ser aferida anualmente) – quando há alguma alteração nesse último, pode ser sinal de hipertensão infantil.

A pressão alta geralmente é lembrada por ser um problema de adulto, mas a hipertensão infantil existe e, por ser uma condição silenciosa que raramente apresenta algum sintoma, sempre acaba sendo uma surpresa quando o pediatra comunica a alteração na pressão da criança durante a consulta.

Entenda as causas da hipertensão infantil

Geralmente, a hipertensão infantil está associada ao sobrepeso, obesidade e histórico familiar de pressão alta, mas também pode ser a manifestação de alguma outra condição, como é o caso de doenças renais, endócrinas, cardíacas e pulmonares.

Se o seu filho estiver com a pressão alta, é muito importante que ele passe por uma avaliação cuidadosa para identificar a causa.

Existe tratamento para pressão alta infantil?

Na maioria dos casos de hipertensão infantil, o tratamento não requer o uso de medicamentos, mas sim a mudança de alguns hábitos. Uma dieta adequada e balanceada e a prática de atividades físicas para o controle de peso são essenciais.

Mesmo quando a hipertensão está relacionada a alguma condição e há a necessidade de um tratamento medicamentoso, ficar atento e ajudar a criança a melhorar seus hábitos é muito importante.

Atitudes que podem ajudar no controle da hipertensão

Manter bons hábitos é fundamental para a saúde em geral, e também pode ajudar em casos de hipertensão infantil. Confira algumas dicas para colocar em prática no dia a dia:

null
  • Diminua o consumo de sal. O ideal é uma colher de chá rasa por dia/pessoa;
  • Fique de olho e garanta que seu filho está bebendo água o suficiente;
  • Mantenha uma dieta balanceada, com variedade de frutas, verduras e legumes;
  • Diminua o consumo de industrializados;
  • Incentive a prática de atividade físicas;
  • Evite oferecer refrigerante para a criança.

O acompanhamento médico é muito importante!

Assim que a alteração da pressão do seu filho for identificada, não deixe de fazer o acompanhamento médico adequado e o tratamento indicado, combinado? Quando ignorada, a hipertensão pode trazer problemas para a saúde da criança.

stou à disposição para cuidar da saúde do seu filho – clique aqui e agende uma consulta!