diabetes infantil

Mitos e verdades sobre diabetes infantil

Em 14 de novembro, celebramos o Dia Nacional do Diabetes, uma data importante também para a conscientização do diabetes infantil.

Segundo divulgado pela Sociedade Brasileira de Diabetes, o Brasil é o país com o maior índice de casos na América Latina e o quinto no mundo, quando analisados os pacientes de todas as idades.

Quando falamos de diabetes infantil, precisamos lembrar que crianças e adolescentes geralmente são afetadas pelo diabetes tipo 1 (DM1) – forma grave da doença com ausência total ou quase total de insulina.

Principais dúvidas sobre o diabetes infantil

Diabetes tem cura

Mito: apesar de existirem estudos que buscam a cura da doença, ela ainda não foi encontrada. Tome muito cuidado com fórmulas mágicas que você possivelmente irá encontrar na internet!

Se a criança comer muitos doces, terá diabetes

Mito: não é bem assim que funciona o diabetes infantil – consumir açúcar exclusivamente não é um fator determinante para ter a doença. Para ter diabetes é preciso ter predisposição genética à doença e outras associações (ex.: obesidade, sedentarismo e histórico familiar).

Nem sempre os sintomas da doença são aparentes

Verdade: infelizmente, os sintomas do diabetes infantil não são muito claros e podem variar entre cada crianças. O melhor a se fazer é manter os exames e acompanhamento pediátrico em dia e cuidar da alimentação do seu filho, combinado?

Só crianças obesas têm diabetes

Mito: o excesso de peso é um fator que ajuda a desenvolver a condição, mas ele não é o único responsável – portanto, não dá para dizer que apenas crianças obesas podem sofrer de diabetes infantil.

Algumas frutas não podem ser consumidas pelas crianças com diabetes infantil

Verdade: as frutas são saudáveis, mas algumas têm um alto valor de carboidratos e devem ser consumidas com moderação, ok? Lembre-se que em casos de diabetes infantil, é essencial consultar um nutricionista para uma dieta adequada.

Rotina saudável e acompanhamento com o pediatra em dia

Com algumas atitudes é possível prevenir o diabetes infantil: incentive o seu filho a praticar esportes regularmente, ofereça uma alimentação equilibrada e mantenha o acompanhamento com o pediatra em dia.

Lembre-se: apesar de o diagnóstico de diabetes assustar, se a condição for tratada adequadamente, a criança poderá ter uma vida normal!

Você sabia que o tratamento do diabetes infantil deve ser feito por um endocrinologista pediátrico? Estou à disposição para cuidar da saúde do seu filho – agende uma consulta clicando aqui!