25 agosto 2021 Mitos e verdades sobre o crescimento infantil
O crescimento infantil é um tema que sempre leva os pais aos consultórios médicos. São muitas as consultas acompanhadas de perguntas como “Dr., meu filho está do tamanho adequado para a idade?”; “Será que ele não vai crescer mais?”; “Qual esporte vai fazer ele ficar mais alto?”.
Essa é a preocupação de muitas famílias, e para esclarecer algumas dessas perguntas, resolvi listar alguns mitos e verdades sobre o crescimento infantil. Confira:
“Existe remédio para fazer a criança crescer?” Não existe um remédio milagroso para fazer a criança crescer. Existe um tratamento que consiste na reposição do hormônio de crescimento (GH), mas só quem pode dizer se o tratamento é adequado ou não é o endocrinologista pediátrico.
“Se a mãe e o pai são baixos, o filho também será?” Um dos fatores que mais influenciam o crescimento da criança é a genética. Se os pais são baixos, provavelmente o filho também será. Durante a consulta, traçamos a curva familiar para projetar a altura final da criança com base na altura dos pais.
“A alimentação interfere no crescimento?” Sim, uma alimentação balanceada com os nutrientes e vitaminas necessários são essenciais para o crescimento adequado, mas nenhum alimento fará seu filho crescer mais ou menos.
“Natação ajuda a criança a crescer?” Qualquer atividade física ajuda no crescimento infantil, e não apenas uma específica. A natação, no caso, auxilia no equilíbrio e desenvolvimento psicomotor, mas qualquer outra atividade física ou esporte ajuda a manter uma rotina saudável.
“Dormir é o segredo para crescer mais” O hormônio do crescimento atua durante o sono, portanto, é importante dormir a quantidade de horas adequadas de acordo com a idade. É importante lembrar que o segredo está na qualidade, e não na quantidade, ou seja, dormir 12 horas não fará do seu filho o mais alto da turma.
“O crescimento doí” Na verdade, essas dores que chamam de “dores do crescimento” não têm uma causa definida, e geralmente desaparecem no fim da infância – tenho um post sobre esse tema no meu Instagram.
“A menina para de crescer após a primeira menstruação?” Mito, após a primeira menstruação a menina ainda cresce. Esse crescimento (que já está desacelerado) dura de 3 a 4 anos, e o ganho médio de altura é de 7 cm.
Lembre-se: não existe milagre, as questões sobre o crescimento infantil devem ser atendidas antes da puberdade, então dispense fórmulas ou receitas mágicas e procure um médico para uma orientação correta – só ele irá te ajudar a entender se o crescimento do seu filho é adequado ou não, e se há a necessidade de iniciar algum tratamento.
Suspeita que tenha algo de errado com a altura do seu filho? Agende uma consulta comigo; será um prazer avaliar o crescimento da sua criança e prestar todo suporte necessário!