O que é síndrome metabólica

O que é síndrome metabólica?

O termo síndrome metabólica (SM) significa um conjunto de alterações presentes no organismo, incluindo resistência à insulina, intolerância à glicose, hipertensão arterial sistêmica, colesterol alto e aumento do triglicérides, que geralmente é provocado pelo excesso de peso (principalmente na região abdominal) e ausência de atividade física.

Apesar de ser uma doença associada aos adultos, o aumento dos índices de obesidade infantil e em adolescentes tem feito crescer o número de diagnósticos precoce – atualmente, estima-se que aproximadamente 14% das crianças e adolescentes brasileiros tenham a condição, número que aumenta para 26% com a presença da obesidade.

Como é feito o diagnóstico?

Geralmente, o diagnóstico da síndrome metabólica é realizado após os 10 anos de idade, já que depois disso o pediatra pode avaliar a presença de obesidade abdominal e as manifestações da condição, como o triglicérides e colesterol aumentados, hiperglicemia ou hipertensão arterial.

É muito importante que o ganho de peso seja monitorado desde o nascimento. Além disso, o acompanhamento de crianças e adolescentes em risco para a síndrome metabólica é uma importante medida de prevenção.

Tratamento para a síndrome metabólica

Assim como é o caso da obesidade, para combater a síndrome metabólica é importante diminuir o excesso de gordura corporal e melhorar o metabolismo – a reeducação alimentar e a redução de peso são verdadeiros aliados neste momento.

Algumas crianças podem ter dificuldades para encarar as mudanças; portanto, é importante buscar o apoio multidisciplinar de nutricionistas e psicólogos para apoiar e ajudar a criança ou adolescente neste momento tão delicado.

O melhor remédio é a prevenção!

Aproximadamente 6,4 milhões de crianças estão com excesso de peso, e 3,1 milhões têm obesidade no Brasil – esses números são preocupantes e nos fazem refletir ainda mais sobre a importância da prevenção.

Combater a obesidade é uma ótima forma de cuidar da saúde do seu filho, além de prevenir que ele sofra as consequências da condição no futuro. Por isso, tente estabelecer uma rotina de hábitos saudáveis, uma alimentação balanceada e atividades físicas no dia a dia da criança – além de ser ótimo para saúde, o ajudará a desenvolver bons hábitos e ter mais disciplina durante toda a vida.

Ah, lembre-se sempre de manter as consultas de rotina em dia e procurar o auxílio de um endocrinologista pediatra ou nutricionista caso note que seu filho está ganhando peso. Estou à disposição para te ajudar!