Puberdade

QUAL A IDADE DE INÍCIO DA PUBERDADE?

A puberdade é um período de grandes mudanças biopsicossociais que irão promover o amadurecimento sexual completo e a fertilidade. Em outras palavras, é a transição entre a infância e a fase adulta. Durante esse período, aparecem as características sexuais secundárias (mama, aumento de testículo, pelos) e ocorre a aceleração do crescimento. Além do amadurecimento físico, há alterações psicológicas profundas que irão preparar o adolescente para a vida adulta. 

Nas meninas, o primeiro sinal de puberdade é o crescimento do broto mamário, que normalmente ocorre entre os 8 e os 13 anos de idade. Geralmente, se inicia unilateralmente e a região costuma ficar mais sensível e dolorida. Nos meninos, o primeiro sinal é o crescimento dos testículos, que ocorre entre 9 e 14 anos de idade, e vem acompanhado do aumento da bolsa escrotal. 

O aparecimento de pelos pubianos não costuma ser um sinal de puberdade, pois está associado à ativação da glândula adrenal (adrenarca), que inicia a produção de andrógenos entre os 6 e os 8 anos de idade. Esses andrógenos são responsáveis, também, pelo aparecimento de acne, odor e pelos axilares. 

Com o aumento progressivo de hormônios sexuais (testosterona no sexo masculino e estrógeno no sexo feminino), as meninas apresentam desenvolvimento completo das mamas e o primeiro episódio de menstruação (menarca), que costuma ocorrer após dois anos do surgimento do broto mamário; os meninos apresentam crescimento do pênis, surgimento de barba, ganho de massa muscular e ejaculação com produção de espermatozoide. 

A maioria das crianças inicia a puberdade no momento adequado e não necessita de seguimento com especialista. Porém, em alguns casos, esse processo pode ocorrer antes do tempo (puberdade precoce) ou atrasar (puberdade tardia). Manter seguimento com pediatra durante esse período é fundamental para o diagnóstico rápido e precoce de alterações da puberdade. 

Para mais informações, agende sua consulta. Será um prazer avaliar e acompanhar o desenvolvimento puberal do seu filho.