Vacina contra coronavírus para crianças

Vacina contra coronavírus para crianças: o que sabemos até agora?

Com a chegada da pandemia, a rotina das crianças mudou completamente e, assim como os adultos, elas também sofreram bastante com o panorama. Apesar de não estarem entre as mais atingidas pelo vírus, não é fácil passar por tudo isso – e a ansiedade pela vacina contra coronavírus para crianças só aumenta.  

Com mais informações e estudos do que no ano passado, conseguimos entender melhor como os pequenos são atingidos e todos os cuidados que devemos manter para protegê-los. Por outro lado, o avanço da campanha de vacinação traz esperança de dias melhores.

Vacina contra coronavírus para crianças no Brasil e no mundo

Países como Estados Unidos, Canadá, Chile, França, Alemanha e Itália já estão aplicando a vacina contra o coronavírus em crianças, e apesar de não estarmos ainda nessa fase em nosso país, não deixa de ser uma dose de esperança.

O Plano Nacional de Imunização (PNI) ainda não divulgou uma programação para a vacinação contra o coronavírus para crianças, mas já é possível observar avanços para a faixa etária aqui.

Em junho, a Anvisa autorizou a vacina da Pfizer para a faixa etária de 12 anos – antes a vacina só podia ser aplicada a partir dos 16. O imunizante já está sendo testado em bebês a partir dos 6 meses nos Estados Unidos e na Europa.

A CoronaVac, vacina chinesa envasada no Brasil pelo Instituto Butantan, também já passou por testes no exterior que comprovaram a eficácia em crianças e adolescentes de 3 a 17 anos – os resultados já foram encaminhados para o Instituto Butantan e aguardam avaliação.

Vacinação de gestantes

Um ponto importante que devemos comemorar é que gestantes e lactantes também já podem receber a primeira dose da vacina. E o melhor de tudo: já foram registrados casos de bebês que nasceram com os anticorpos de Covid-19 após as mães serem vacinadas.

Com as lactantes não é diferente: estudos apontam que, após imunizadas, as mães produzem leite com anticorpo e passam a imunização de mãe para filho. Então, apesar de os pequenos ainda não estarem na fila para a vacinação, ao menos os bebês e recém-nascidos têm a oportunidade de estarem imunizados.

Sintomas em crianças

É muito importante que todas as crianças com sintomas sejam avaliadas para aliviar o desconforto da infecção e, também, receber as orientações necessárias. Se o seu filho sentir febre, dor de garganta, dor no corpo, tosse, coriza, perda de apetite, dor no abdômen ou na região do peito, um médico deve ser consultado e a família deve entrar em isolamento – não mande a criança para a escola, por mais que você suspeite que seja gripe ou alergia.

Enquanto esperamos a vacina contra o coronavírus para as crianças, os cuidados devem continuar: mantenha o distanciamento, uso de álcool gel, e coloque máscara no seu filho – apenas em crianças maiores de 2 anos, e até os 5 anos com a supervisão de um adulto. E não deixe de lado as outras vacinas, extremamente importantes para a saúde. Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Agende uma consulta comigo e vamos cuidar da saúde do seu filho!