Como preparar sua filha para a menarca

Como preparar sua filha para a menarca

A primeira menstruação, também chamada de menarca, é um marco na vida de toda garota, e geralmente acontece entre os 10 e 16 anos, representando um novo ciclo em sua vida.

É muito importante preparar sua filha para viver este momento da forma mais leve possível, assim evitamos que essa fase venha acompanhada de ansiedade e dúvidas. Confira algumas dicas:

Fale sobre o assunto com antecedência

Esperar a menarca acontecer para ter a primeira conversa sobre menstruação pode não ser a melhor escolha a se fazer. O melhor é tocar no assunto antes de acontecer e tratar o tema com muita naturalidade – isso vai ajudar a preparar sua filha.

Ajude ela a lidar com os sintomas que podem surgir

Converse com sua filha e a prepare para lidar com as cólicas, alterações de humor, dores nas mamas e outros sintomas comuns do período – esse é um passo muito importante.

Ensine ela a perceber os sinais da menarca

Antes da primeira menstruação, é comum que o corpo dê alguns sinais de que ela está chegando. O crescimento acelerado, surgimento dos pelos pubianos, aumento das mamas e o surgimento de corrimentos esbranquiçados ou amarelados são alguns dos sinais de que a menstruação está por vir.

É muito importante que esses sinais sejam acompanhados por um médico, ok?

Ajude ela a entender a menarca

A menarca pode vir em vermelho vivo, uma mancha rosa ou marrom. Também é muito comum que, durante os primeiros anos, o ciclo seja desregulado. Avisar sua menina sobre isso pode ajudar a entender melhor sobre seu corpo e prevenir possíveis “acidentes”.

Haja com naturalidade

Converse com sua filha, dê apoio e trate o momento com leveza e naturalidade. 

A menstruação não é algo sujo, nojento e nem vergonhoso – ela faz parte da função orgânica do organismo feminino e não deve ser tratada como tabu.

Ah, não se esqueça que o acompanhamento médico é essencial durante esse período, por isso não falte às consultas de rotina e incentive a sua filha a tirar todas as dúvidas com o médico, combinado?

Se sua filha apresentar sinais de puberdade antes dos 8 anos, como o surgimento de broto mamário e pelos pubianos, devemos investigar a possibilidade de puberdade precoce – por isso é muito importante ficar atento e buscar o endócrino-pediatra. Estou à disposição para te ajudar nesses cuidados!