12 maio 2021 Puberdade: chegou a idade das mudanças!
Aparecimento dos pelos, mudança na voz, crescimento do broto mamário, menstruação, espinhas… Realmente, a puberdade é um momento de mudanças intensas muito estressantes, hormonais e físicas. E estar preparado para todas essas transformações – tanto a família quanto o adolescente – pode ajudar a passar por esse processo.
Primeiro de tudo, essa transformação é individual, e cada um tem seu próprio tempo e ritmo – apesar disso, temos que ficar atentos aos pontos de início e fim da puberdade, para realizar o diagnóstico de distúrbios com antecedência, quando necessários.
Nas meninas, o primeiro sinal de puberdade é o crescimento do broto mamário, que normalmente ocorre entre os 8 e 13 anos de idade – geralmente, o desenvolvimento ocorre unilateralmente, e é normal a região ficar sensível e dolorida. Nos meninos, o primeiro sinal é o crescimento dos testículos entre 9 e 14 anos, além do aumento da bolsa escrotal.
Se a puberdade acontece antes ou depois do tempo previsto, pode haver quadros de puberdade precoce ou tardia, e ambos os casos precisam de avaliação do endocrinopediatra!
A idade da puberdade e as transformações do corpo
“Meu filho já tem pelos. Ele já entrou na puberdade?” Só o aparecimento dos pelos pubianos não costuma ser um sinal dessa fase, pois na verdade está mais associado à ativação da glândula adrenal (adrenarca), que inicia a produção de andrógenos entre os 6 e 8 anos de idade.
Esses andrógenos também são responsáveis por deixar a pele mais oleosa e, consequentemente, causar acne e cravos – devido ao odor e incentivo do crescimento dos pelos. Portanto, nem toda espinha, “cecê” e pelinhos são, de fato, o início da puberdade, por mais que sempre relacionamos esses tópicos ao início da fase.
Outros dois pontos altos da puberdade são a primeira menstruação das meninas (menarca), que costuma acontecer dois anos depois do surgimento do broto mamário; e a mudança de voz dos meninos, além da ejaculação com produção de espermatozoides, que ocorre no fim do processo puberal (volume testicular em torno de 10-12ml).
Como fica o psicológico?
Um fica mais alto, outro continua baixinho, um menino já tem muitos pelos no rosto, enquanto a menina tem vergonha do aparecimento dos seios. É realmente uma fase delicada, e aposto que também não foi nada fácil pra você na época! Quem é que não tinha vergonha de tirar o blusão na escola, mesmo em um calor de 30ºC, não é mesmo? Cada criança e pré-adolescente tem o seu próprio ritmo, e todas essas mudanças trazem angústia – a comparação entre os amigos na escola acaba sendo inevitável, além do bullying, que também pode ser comum nessa fase.
“Será que é por isso que eles ficam com alterações de humor?” Bom, não exatamente, mas pode ter influência, sim. Cientificamente falando, as oscilações de humor não ocorrem por alteração hormonal, mas por um remodelamento cerebral, com novas conexões de neurônios.
Muita coisa para administrar ao mesmo tempo, por isso é importante que a família entenda e leve o assunto para dentro de casa. Converse com o seu filho, explique o que está por vir e o que está acontecendo. Deixe o canal aberto para que ele tire todas as dúvidas – são muitas nessa idade. Se não se sentir confortável, conte com a ajuda do seu pediatra.
Preste atenção no desenvolvimento do seu filho, e se perceber algo fora da idade esperada, me procure – o acompanhamento com o endocrinopediatra faz toda a diferença. Agende sua consulta e vamos conversar!