23 março 2022 3 sinais de que seu filho possa estar com problema de crescimento
O crescimento é uma parte muito importante para o desenvolvimento das crianças, e acompanhar com atenção esse processo ajuda a identificar se há algo de errado com a saúde do seu filho e evitar possíveis prejuízos.
É muito importante que os pais fiquem atentos aos aspectos do crescimento, não faltem às consultas de rotina e sempre compartilhem todas as mudanças com o pediatra – isso pode ser um fator importante na hora de identificar algum problema de crescimento. Confira alguns sinais que merecem a atenção:
1. Crescimento lento
É muito comum ouvirmos a queixa de crianças que perdem roupas rápido demais, afinal, elas estão em processo de crescimento e isso faz parte; mas quando isso não acontece, devemos ficar atentos.
Se durante o ano a criança não perdeu roupas ou sapatos, e eles continuam servindo perfeitamente, comente com o pediatra para que ele possa identificar se há algum problema de crescimento.
2. Comparação de crescimento
Você andou prestando atenção e percebeu que seu filho é o menor entre os coleguinhas? Claro, cada um é único, e não devemos comparar as crianças. Mas quando a diferença é muito grande, talvez seja a hora de buscar a opinião do pediatra!
Provavelmente, o pediatra irá analisar a curva de crescimento da criança, ver se houve desaceleração no crescimento ou se está dentro do padrão familiar para identificar se está tudo certo – o endocrinologista pediátrico pode ajudar nesse processo.
3. Problema de crescimento acelerado
Também existem casos em que a criança cresce mais que o normal e apresenta uma idade óssea mais avançada que a cronológica.
Fique atento: se antes dos 8 anos sua filha apresentar aumento do broto mamário e pelos pubianos; e, no caso dos meninos, houver o aumento dos testículos e surgimento de pelos antes dos 9 anos, é importante que o médico analise a situação – em alguns casos, pode ser necessário adiar a puberdade para que o crescimento não seja prejudicado.
O que acontece se a criança tiver um problema de crescimento?
Se as consultas estiverem em dia e o médico identificar algum problema de crescimento, o endocrinologista pediátrico pode direcionar o tratamento correto, de acordo com as necessidades da criança.
Mas lembre-se: hábitos saudáveis são imprescindíveis para um bom crescimento. Estimule seu filho a se alimentar bem, ter um sono adequado e praticar atividades físicas regularmente.
Percebeu algum dos sinais? Agende uma consulta para que eu possa ajudar a cuidar da saúde do seu filho!