O crescimento de toda criança deve, sem dúvida, ser acompanhado desde o nascimento até a atingir sua estatura final. Esse seguimento é feito através de curvas de desenvolvimento para idade (OMS e CDC). Por isso é importante saber a altura do pai e da mãe para calcular sua estatura alvo bem como seu canal familiar de crescimento.
Crianças com estatura abaixo do percentil 3 ou 2 desvio padrão abaixo do seu canal familiar, são consideradas baixa estatura. Dessa forma, necessitam de avaliação/seguimento de um endócrino infantil.
Veja também:
Como crescer não é algo linear, que ocorre de forma semelhante mês á mês, é importante acompanhar a criança por um intervalo de tempo maior (3 a 4 meses, no mínimo). Assim é possível calcular sua velocidade de crescimento e ver seu seguimento no gráfico. Além disso, velocidade abaixo do esperado para a idade e queda no canal de desenvolvimento são sinais de alarme que exigem investigação.
Causas de baixo crescimento
As principais causas de baixo crescimento em crianças são, por exemplo:
- Recém-nascido que foi PIG (pequeno para idade gestacional) e ainda assim não fez check-up;
- Deficiência de hormônio de crescimento (GH);
- Hipotireoidismo;
- Doença genética (por exemplo, acondroplasia e hipocondroplasia);
- Doença renal crônica;
- Desnutrição.
Portanto, para saber se seu filho está crescendo de forma saudável e dentro do esperado para seu canal familiar, é fundamental o seguimento desde o nascimento com um pediatra de confiança. Afinal, qualquer alteração nesse percurso, é necessária a avaliação de um endócrino infantil.